Se comprar uma moreia, limpe-a, retire-lhe a cabeça e a ponta da cauda, abra-a ao meio e retire os filetes, com ou sem pele, evitando as espinhas. Depois de cortados os filetes (pode utilizar filetes já feitos ou mandar cortar na peixaria), tempere com sal, pimenta e sumo de limão, alho esmagado, colorau, e até com um pouco de vinho branco. Deixe-os neste tempero algumas horas ou mesmo de um dia para o outro.
Depois, é só passar os filetes, uma a um, por farinha e fritá-los em óleo quente.
Sirva-os com salada ou, com arroz de grelos ou netos (os rebentos pequeninos que nascem nos troncos das couves galegas).
Arroz de Grelos ou Netos de Couve
Ingredientes:
250 g de grelos ou netos de couve, 1 c. (sopa) de margarina, 4 c. (sopa) de azeite, 1 cebola e 1 dente de alho muito picadinhos, 300 g de arroz, 1 litro de água quente, sal q.b.
Preparação:
Limpe a lave muito bem a hortaliça e escorra-a.
Lave o arroz e escorra-o também.
Num tacho, leve ao lume a refogar o azeite, a margarina e a cebola e alho, picados, e vá mexendo até começar a alourar bem; junte o arroz e a hortaliça e mexa 1 minuto ou pouco mais, deixando «suar» um pouco.
Junte depois o litro de água quente, mexa tempere de sal e pimenta a seu gosto e deixe cozer em lume moderado; ao fim de 17 minutos está pronto a servir e deve ser consumido assim fresquinho - é uma delícia!
Nota: se utilizar pontas ou espigos de grelos mais tenrinhos, meta-os só depois de o arroz ter fervido 5 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário